sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ensinamento

Minha avó me ensinou, que para ser mulher, tem que ser forte. Tem que gostar de se pintar e saber cozinhar. Mulher tem que ser carinhosa e uma boa mãe. Tem que ser responsável, gostar e amar seu marido, mas colocá-lo na linha. Porque, se a mulher é forte e sempre bonita, e uma ótima mãe, não tem porquê o marido deixá-la por outra. Minha avó me ensinou que nas reuniões de família, moça educada não dá sua opinião sobre temas polêmicos, ou não será bem vista pela família. E que esta moça deve sim fazer uma festa gigante quando fizer quinze anos, e depois outra quando se casar. E mesmo a minha vó, que se casou duas vezes, acredita que casamento é para sempre, e mulher sozinha é mulher triste. Minha avó me ensinou tudo isso.
Mas o melhor ensinamento dela foi ter tido minha mãe. Que depois me ensinou que mulher pra ser feliz de verdade não deve depender de ninguém. Que um sorriso sincero é melhor do que qualquer força. Uma verdade e um coração puro de rancor e ódio é melhor do que qualquer beleza mascarada de maquiagem. Que a moça não deve se preocupar com festas de quinze anos, mas com faculdade, amigos, diversão e cultura. Minha mãe enfim, me ensinou que, para ser mulher de verdade não é necessário um homem, apenas ser ela mesma, verdadeira.

Nenhum comentário: